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Apresentação – Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Por Felipe Ferreira
Apresentação - Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Olá, aluno, Bem-vindo à disciplina Educação de Jovens e Adultos (EJA) do curso de Licenciatura em Letras-Português Muito prazer: meu nome é Fábio Eulálio

Sou formado em Filosofia pela UFES, e mestre em Filosofia pela UFMG Atualmente, sou professor de Filosofia em turmas de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFES no campus de Vitória Meus estudos concentram-se em filosofia alemã, principalmente teoria moral e política A nossa disciplina tem como objetivo principal refletir sobre os diferentes momentos da trajetória da Educação de Jovens e Adultos, suas concepções, políticas públicas e práticas a fim de reconhecer o direito à educação para todos e a especificidade do processo de ensino-aprendizagem em que os jovens e os adultos são vistos como autônomos e possuidores de saberes de experiência Desse modo, é necessário analisar os sentidos, os princípios e concepção da EJA como modalidade de ensino a partir da diversidade dos sujeitos, destacar a educação popular como dimensão constitutiva do campo da EJA e suas diferentes matrizes da formação humana

Além de problematizar as questões recorrentes das estratégias do processo de ensino e de aprendizagem, revisar o percurso da educação de jovens e adultos no Brasil a partir de elementos que configuram este campo de conhecimento nas perspectivas sócio-histórico e filosófica e suas implicações na construção de políticas públicas de Estado e, por fim, analisar o papel dos programas na perspectiva do fortalecimento da modalidade EJA, como o Programa Brasil Alfabetizado, o PROJOVEM, o PROEJA, o PRONATEC, e as MULHERES MIL Para atender esses objetivos é importante conhecer as discussões dos Fóruns de EJA, um espaço organizado pela sociedade civil para formular e acompanhar as políticas públicas para EJA nos referidos estados Nossa avaliação será composta de atividades que totalizam 100 pontos No ambiente virtual, haverá atividades que somam 40 desses pontos; os 60 pontos restantes serão divididos em dois momentos: o primeiro com a postagem de um trabalho escrito, e o segundo com a apresentação do trabalho, cada momento vale 30 pontos É de extrema importância que cada etapa seja feita observando-se o prazo

Assim, você deve acessar o ambiente virtual de aprendizado diariamente, participando dos fóruns e buscando orientação com os tutores sempre que possível Lembrando: não é um curso de fim de semana Prezado, essa disciplina destaque-se pela necessidade de uma forte reflexão sobre um dever moral que ganhou dimensão jurídica, qual seja, o dever de incluir todas as pessoas numa sociedade democrática, que exige acesso aos direitos sociais, como é a educação Espero que seja um espaço para esclarecer os fundamentos de uma educação inclusiva que reconheça no outro a necessidade de respeito à diversidade Desejo bons estudos a você nessa disciplina

Um Abraço!

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