Você sabia que a Técnica Feynaman pode te ajudar a acelerar o aprendizado, fazendo com que você consiga estudar de maneira mais rápida e eficiente.
Richard Feynman foi um importante físico estadunidense do século XX que, em 1965, ganhou o Prêmio Nobel por suas contribuições nas áreas da Física Teórica, Eletrodinâmica Quântica etc. Feynman fez grandes contribuições para a física e era elogiado por conseguir explicar e compreender assuntos complexos de maneira ágil e eficiente.
Feynman acreditava, que, independente do assunto, ele conseguiria aprender desde que tudo fosse explicado utilizando palavras simples.
Com isso a Técnica Feynman foi criada, e pode ser utilizada para aprender qualquer tema. Este método é indicado para quem precisa aprender algo de forma eficaz e rápida.
Se você quer aprender algum assunto novo em pouco tempo, melhorar o que já sabe, ou até para estudar para algum vestibular ou concurso, então esse método vai ter ajudar.
Aprenda qualquer coisa com a técnica Feynman
A Técnica de Feynman é dividida em quatro etapas:
1. Escolha o assunto
Apesar de simples, a primeira etapa é de extrema importância e pode ser um diferencial para os estudos. Nesse primeiro passo, tente ser mais específico ao escolher o tema que quer aprender e logo em seguida pesquise e anote tudo o que sabe sobre ele. Lembre-se de usar suas próprias palavras, isso será fundamental para a próximo passo.
2. Seja seu próprio professor
Nesta etapa você deve atuar como um professor, ou seja, finja que está explicando o conteúdo para outra pessoa. independentemente do público, vale falar em frente ao espelho ou até para o seu animal de estimação. É necessário ensinar como se estivesse explicando para uma criança, então use palavras de fácil entendimento para uma melhor compreensão.
3. Identifique suas falhas
No passo anterior, provavelmente você notou partes do assunto que precisam de um melhor entendimento.
Aqui é o momento em que você começa realmente a aprender. Revisite esses pontos e volte às suas fontes de informação sobre o tema e pesquise o que ainda falta entender.
É importante ter em mente que não é apenas uma questão de memorizar, e sim de aprender o conteúdo.
4. Revise
Por fim, chegou a última etapa. É o momento de rever tudo o que você já escreveu até agora e certificar-se de estar usando as suas próprias palavras e não jargões do conteúdo que estudou. Use exemplos e relacione ideias.
E, finalmente, Leia tudo em voz alta, se a explicação não for simples ou se parecer confusa, significa que você ainda não o dominou, então revise e estude novamente para esclarecer suas dúvidas. Você terá realmente aprendido quando conseguir ensinar o assunto de uma maneira compreensível.
É hora de colocar em prática a técnica Feynman
Você já conhecia a técnica de Feynman? Então esta é a hora de praticar. Se esse artigo te ajudou de alguma forma, não deixe de compartilhar ele com seus amigos e seguir a gente no Facebook e Twitter para ficar por dentro de todas as novidades do blog.
Bons estudos!
Veja também: As 10 classes de palavras que você precisa saber