Termine seus estudos

Conheça os principais motivos que causam o Abandono Escolar

O abandono escolar é um processo pelo qual um estudante não consegue atingir os padrões exigidos igualmente a todos aos da sua turma e, aos poucos vai apresentando desinteresse pelo sistema educacional. Na maior parte dos casos de abandono escolar, envolvem estudantes que têm a capacidade e inteligência para ter sucesso, mas que são incapazes ou não estão dispostos a aplicar essas habilidades no ambiente escolar.

Fatores que leva ao abandono escolar

Existe diversos fatores que podem contribuir para o abandono escolar, entre eles a necessidade de trabalhar, problemas de saúde, problemas na família, uma gravidez indesejada, dificuldades de aprendizagem, etc. Abaixo, listamos as principais causas que levam os jovens a abandonar a escola.

1. Situação econômica desfavorável

Muitas vezes, o jovem não tem condições básicas de alimentação, vestuário ou higiene para frequentar a escola com dignidade. Além de também não possuir  estrutura em casa para realizar os trabalhos de casa, como acesso a energia elétrica, internet, livros e cadernos.

Existem escolas públicas e programas que buscam prover as necessidades básicas destas pessoas. O programa Bolsa Família, por exemplo, exige que as crianças devem estar matriculadas para garantir benefício do Bolsa, mas nem sempre isso é o suficiente para mantê-las na instituição de ensino. Isso leva ao próximo e maior motivo para o abandono escolar.

2. Necessidade de trabalhar

Como dissemos, muitos jovens vivem em condições financeiras que não são favoráveis, oque leva o aluno a deixar a escola para ajudar em casa. A pessoa se vê sem saída e é obrigado a desistir da escola para poder levar uma renda extra para casa.

Um exemplo disso é uma pessoa que teve ou tem muitos irmãos, geralmente os pais colocam os filhos mais velhos para tomar conta dos mais novos, e por isso não consegue frequentar a escola.

Infelizmente, esse é um problema que afeta milhares de famílias.

3. Acesso limitado

Em áreas periféricas, a escola mais próxima, fica a quilômetros de distância. Já nas zonas rurais, é necessário que a prefeitura disponha aos jovens um ônibus para o deslocamento de casa até a escola.

No entanto, nem sempre é assim, e o longo caminho a se percorrer acaba desanimando principalmente os jovens. No norte do país há casos em que é necessário viajar horas em um barco para chegar até á escola, o que exige grande esforço familiar para mantê-los.

4. Dificuldades de aprendizagem

Há alunos que pode desenvolver certas deficiências ao longo do tempo durante as aulas, tais como a dislexia, um distúrbio de aprendizagem caracterizado pela dificuldade de leitura e escrita, após alguma lesão do sistema nervoso central, apresentada por pessoa que antes sabia ler.

A Dislexia não tem cura, mas tem tratamento. Em muitos casos a dislexia pode ser diagnosticada apenas como um desinteresse pelos estudos, mas com o tratamento adequado é possível ter uma vida escolar normal.

5. Gravidez na adolescência

Uma pesquisa realizada pelo MEC, OEI e Flacso em 2016 revelou que 18% das meninas que pararam de estudar teve a gravidez como principal motivo. Uma gravidez indesejada acaba interferindo numa vida, quando se é muito jovem é preciso tomar decisões, e muitas optam por abandonar a escola para cuidar do filho.

No caso do homem quando descobre que vai ser pai, desistir dos estudos para trabalhar e sustentar a sua nova família, se torna algo inevitável, e a grande maioria abandona a escola para trabalhar em horário integral.

6. Conflitos familiares

A família desempenha um papel bastante importante na formação do indivíduo. A relação entre pais e filhos é de grande importância, um jovem que normalmente já não enxerga os estudos como algo importante, sem o devido apoio familiar, acaba por facilitar o abandono escolar.

7. Ambiente escolar

O ambiente escolar é uma das principais razões pelas quais a grande maioria das pessoas abandona a escola. A escola tem a capacidade de despertar tanto o interesse dos alunos como o desinteresse também. A escola deve ser um lugar que incentive o aluno a continuar estudando.

8. Baixa qualidade na educação

Quando os serviços educacionais oferecidos naquela instituição são de baixa qualidade, o aluno acaba se desmotivando, deixando ele com pouco interesse em frequentar as aulas e aprender.

9. Infraestrutura

A estrutura da escola também pode influenciar um aluno. Instituições de ensino maiores com instalações apropriadas, laboratórios e bibliotecas e além de professores qualificados.

Escolas com deficiências em infraestrutura, que tem alagamentos constantes sempre que chove ou que não possui iluminação adequada, não vai despertar em ninguém nenhuma vontade de aprender, pelo contrário vai fazer com que bem menos estudantes tenham vontade de frequentar as aula.

10. Falta de tempo

A falta de tempo é um fator que afeta e prejudica a vida de muitos. Conciliar as diferentes tarefas que temos de fazer ao longo do dia pode ser bastante desafiador para algumas pessoas, pois às vezes estamos tão sobrecarregados com tarefas que é normal deixar algo de lado. E na maioria das vezes são os estudos que acabam sendo deixados de lado.

A falta de tempo sempre existirá, é inevitável, mas acaba se tornando algo ruim quando é preciso abrir mão de coisas importantes para o futuro.

Você parou de estudar e se encaixa em algum desses motivos?

Procure o Supletivo a distância e volte estudar agora mesmo.

Estamos há mais de 5 anos no mercado acadêmico ajudando milhares de alunos a terminar os estudos, com professores especialmente qualificados na formação de jovens e adultos, e reconhecidos pelo MEC.

E o melhor de tudo, o curso todo é feito a distância ( 100% online ), você pode escolher como, quando e onde quer fazer as aulas, tendo que comparecer somente nos dias das provas finais.

Para mais informações ou em caso de dúvidas, entre em contato conosco através da página SAC ou COMO FUNCIONA.

Créditos de imagem: Freepik.com

Avalie este post
Felipe Ferreira

O Supletivo a distância dispõe inúmeros cursos preparatórios qualificados em concursos públicos, Cursos Profissionalizantes e Cursos para Supletivos, todos eles à Distancia.

Últimas postagens

Supletivo a Distância em Santa Maria (RS) 2023 – Online e reconhecido pelo MEC

Se você mora em Santa Maria (RS) e, procura concluir seus estudos ainda esse ano,…

1 ano atrás

Supletivo a Distância em Pelotas (RS) 2023 – Reconhecido pelo MEC

Se você mora em Pelotas (RS) e, procura concluir seus estudos ainda esse ano, tem…

1 ano atrás

Supletivo a Distância em Canoas (RS) 2023 – Reconhecido pelo MEC

Se você mora em Canoas (RS) e, procura concluir seus estudos ainda esse ano, tem…

1 ano atrás

Supletivo a Distância em Caxias do Sul (RS) 2023 – Online e reconhecido pelo MEC

Se você mora em Caxias do Sul (RJ) e, procura concluir seus estudos ainda esse…

1 ano atrás

Supletivo a Distância em Macaé (RJ) 2023 – Online e reconhecido pelo MEC

Se você mora em Macaé (RJ) e, procura concluir seus estudos ainda esse ano, tem…

1 ano atrás

Supletivo a Distância em Campos dos Goytacazes (RJ) 2023 – Reconhecido pelo MEC

Se você mora em Campos dos Goytacazes (RJ) e, procura concluir seus estudos ainda esse…

1 ano atrás