Com o surgimento da metodologia EAD ( Ensino a Distância), e aumento significante de quantidade de pessoas conectadas à internet, o antigo hábito de comparecer as aulas sofreu grandes mudanças. Um curso presencial nos dias de hoje já não é o mesmo que antigamente.
Na atualidade, é muito comum professores e alunos fazerem o uso constante da tecnologia em sala de aula. Apresentações de slide, vídeos, áudios e aplicativos já se tornou um hábito comum nas grandes instituições de ensino a distância.
Essa combinação fez o curso presencial ficar mais parecido com outras modalidades de ensino e consequentemente mais depravado. De fato, a própria diferença entre método de ensino presencial e a distância anda menos definida.
Por isso, no post de hoje, vamos falar um pouco sobre o EJA (Educação de Jovens e Adultos) e suas desvantagens por ser um curso presencial.
As desvantagens de se terminar os estudos pelo EJA
Os cursos presenciais possui uma dificuldade que prejudica a maioria dos alunos: a falta de flexibilidade.
Apesar de que, o dia e hora definido possam ajudar na organização de alguns, para outros isso acaba sendo um problema. Compromissos, rotina de trabalhos e outros imprevisto pode afetar consideravelmente o aprendizado do aluno. Tornando-se um verdadeiro desafio aliar trabalho, estudo e lazer.
Se você já fez um curso profissionalizante, já deve ter percebido que muitos colegas de classe acabam chegando correndo nas aulas, e muitas das vezes , atrasados, não é mesmo?
Acontece que o horário definido pelas instituições de ensino presencial dificilmente será uma boa opção para todo mundo.
A pouca flexibilidade fica ainda mais evidente no decorrer do andamento do curso. As aulas percorre de maneira uniforme, o que impede que cada aluno tenha o seu próprio ritmo de aprendizado. O professor pode até tentar explicar duas ou três vezes, mas raramente estará disposto a retomar uma aula do zero. O que até prejudicaria os demais estudantes.
Sendo assim, ao optar por terminar os estudos pelo método do EJA, cabe a você estar preparado em adaptar sua rotina ás exigências do curso presencial.
Desta forma, na hora que for escolher qualquer curso presencial, o ideal é levar em consideração suas necessidades pessoais. Alguns estudantes têm mais facilidade na presença de um professor, já outros aprendem com mais naturalidade em um modelo flexível online. Tudo dependerá de como você lida com os suas condições, como disciplina, organização e de tempo.
Por isso, antes de escolher sua metodologia favorita, que tal conhecer as opções de curso á distancia que o Supletivo a Distância oferece?