“Eu não gosto de estudar!”
Então você é daqueles que não gosta de estudar? Mas de alguma forma precisa concluir o Ensino Médio e só de imaginar em abrir um livro ou dedicar algumas horinhas de estudo já sente aquele desconforto?
E é esse desconforto que gera a famosa frase: eu não gosto de estudar.
Mas eu não gosto de estudar como posso mudar isso?
Vamos ser sinceros, estudar não é nada confortável, a gente concorda. E é mais desconfortável ainda no começo, quando você não está acostumado com a rotina de estudos (que é o caso de muitos pessoas que não gosta de estudar).
E agora? Como derrotar esse desconforto e partir logo para os estudos sem mais delongas?
Pensando nisso, vou explicar que você não precisa necessariamente gostar de estudar para finalizar o Ensino Médio. Antes de mais nada, vale ressaltar que esse texto não é nenhum tipo de experimento ou fórmula magica e sim um direcionamento correto que abrirá sua mente para uma nova forma de visualizar seu Certificado. Acompanhe essas dicas.
‘NÃO gosto de estudar’: Saiba como superar o desconforto com os estudos
1. Primeiro, descubra o que o motiva
Uma das principais características de uma pessoa que tem uma rotina de estudos ativa é sempre estar em contato com suas motivações
Por qual motivo você quer deixar de lado esse sentimento de desconforto com os estudos? Oque pode estar causando esse desconforto tão grande e incomodo em você?
Será que é porque você não está conseguindo alcançar seu maior objetivo? Será esse o motivo que te impede que você aprenda mais?
2. Aceite o desconforto
Pode parecer um pouco contraditório, mas a melhor maneira de superar o desconforto na hora dos estudos é perceber a sua existência.
Aceite que você se sente desconfortável no momentos dos estudos, aceite que isso causa em você uma certa aversão ou te deixa agoniado.
Não fuja desse sentimento agora. Apenas aceite que ele aparece nas horas de estudos que o leva a querer se distrair ou procrastinar. Tente conviver com ele, pelo menos por enquanto.
3. Estude por pelo menos 15 minutos
Agora que você deu inicio aos estudos, mas, no entanto, percebeu o desconforto. Não se distraia ainda. Basta colocar a intenção de estudar por alguns poucos minutos, com desconforto e tudo.
Mas eu tendo sempre a procrastinar nos momentos de desconforto, então como poderei me assegurar que não vou fugir nos próximos minutos?
Basta apenas definir uma intenção de estudos que seja simples e direta: não vou fazer nada além de estudar por cerca de 15 minutos.
Ou, se preferir, você pode ser ainda mais preciso: não vou fazer nada além de ler a primeira página do livro X por cerca de 15 minutos. Melhor estudar pouco do que não estudar nada.
Não tem nada pra fazer além de ler o primeiro parágrafo do livro x nos próximos 15 minutos que você precisa fazer. Ao fazer isso, você vai conseguir identificar melhor o motivo do desconforto.
4. Administre o tempo dedicado aos estudos com um cronômetro ou relógio
Use o cronômetro do seu smartphone, computador ou relógio de pulso e cronometre 15 minutos. Faça o teste!
Agora, com ou sem qualquer desconforto, você vai estudar durante esses 15 minutos. Isso é tudo que você vai fazer. Durante esse tempo, você não vai olhar no smartphone, não vai atender a nenhum ligação, nem se levantar, e muito menos colocar alguma música.
No inicio vai ser desconfortável, eu sei, mas você está praticando a autodisciplina que precisa para superar o desconforto.
5. Depois, pause ou continue
Você chegou nos 15 minutos e nem percebeu o tempo passar? Que tal adicionar mais 5 ou 10 minutos? Mantenha-se empenhado por mais um tempo, se for possível. Depois disso, faça uma pequena pausa de 5 minutos como uma forma de recarregar sua atenção.
Se esse foi os 15 minutos mais desconfortáveis da sua vida e você mal conseguiu ler algum parágrafo que se propôs, vá direto para a pausa de 5 minutos. Cronometre ela também, caso você esteja determinado a procrastinar, afim de ficar longe dessa pratica.
6. Repita o processo. Estudar é uma pratica
Quando voltar da sua pausa, recrie novamente sua intenção de estudar por 15 minutos. Seja específico: vou assistir essas videoaulas de português por 10, 15 ou 20 minutos. É você que escolhe.
Pegue seu cronômetro e deixe passar o tempo em que você não fará nada além de assistir as videoaulas. Não importa se você está se sentido desconfortável, tente ignorar ele, até que ele, com o passar dos minutos de concentração, não será tão forte assim.
Não há necessidade de carregar um cronômetro sempre que vai estudar. Mas a cada dia, especialmente quando você se sente mais propenso a distração e procrastinação, é bom praticar esses exercício de consciência e autodisciplina.
É fundamental estar sujeito ao desconforto se você deseja ultrapassar seus próprios limites. Identifique a sua mania de procrastinar e enrolar como um sintoma do medo do desconforto.
Por fim, não tenha medo do desconforto. Aceite a sensação e estude mesmo assim, vai chegar uma hora que isso não vai mais te afetar.
Enfim, Espero que essas dicas te ajudem a superar o desconforto com os estudos.
Sabia que é possível concluir o Ensino Médio e ainda ter o certificado de conclusão com o Supletivo a distância? Ficou interessado? Saiba mais sobre essa oportunidade unica clicando aqui!
Leia também:
Conheça os principais motivos que causam o Abandono Escolar
Créditos de imagem: Freepik.com