Escolher qual faculdade fazer pode parecer uma tarefa simples, porém, costuma ser uma das decisões mais difíceis na vida de muitos estudantes, afinal de contas, é uma decisão importante que terá um grande impacto na vida profissional e pessoal.
Felizmente, existem diversas maneiras de tornar esta decisão um pouco mais fácil. Para aliviar algumas dessas pressões e tentar auxiliá-lo, o blog Supletivo a distância separou algumas questões-chave que podem ajudá-lo no processo de escolha de sua futura carreira.
Tenha planos para o seu futuro
O primeiro passo a ser dado para definir qual faculdade deve fazer é realizar um exercício de imaginação; Como você se vê daqui a 10, 5 anos?
O curso que você vai escolher no presente terá um impacto direto em sua vida futura. Isso é fato! O que você pode não ter pensado é que, quanto antes começar a pensar, mais cedo terá em mãos seus planos decididos. Por isso, pense onde quer viver, veja se prefere trabalhar individualmente ou em grupo e analise qual o estilo de vida ideal.
Ao fazer todas essas reflexões, você pode pontuar detalhes específicos, como o ambiente em que você quer trabalhar, as atividades que gostaria de fazer na sua rotina de trabalho e até mesmo o salário que pretende ganhar.
Faça testes vocacionais
Os testes vocacionais são uma excelente ferramenta, pois visa dar aos indecisos algumas opções de cursos que tenham a ver com a personalidade de cada um. Atualmente, é possível encontrar Testes Profissionais em centenas de sites, com questionários que variam de 30 a 60 perguntas. Normalmente nos teste são apresentados perguntas sobre aspectos comportamentais em geral e, a partir de então, tem-se um resultado.
Existem também testes profissionais, que podem ser realizados com psicólogos ou treinadores e que podem oferecer resultados mais precisos.
Analise uma das três grandes áreas do conhecimento
Logo após descobrir um pouco mais sobre sua personalidade e saber qual futuro você deseja, chegou a hora de conhecer e analisar as três grandes áreas do conhecimento:
- Saúde: é a área que engloba profissões como medicina, fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição, educação física etc.
- Exatas: Se você gosta de lidar com números, essa é a sua área. Você poderá escolher cursos como matemática, engenharia (e seus diversos ramos), computação, física etc.
- Humanas: esta é a área mais ampla, que engloba praticamente tudo o que não se enquadra em Saúde e Exatas. Pense em faculdades como direito, jornalismo, publicidade, sociologia, artes etc.
Sabendo em qual dessas áreas você se encaixa melhor, é possível analisar que tipo de atividade tem mais a ver com você e procurar informações sobre as carreiras que estão disponíveis. Então analise qual é a sua área favorita! Isso o ajudará a segmentar suas possibilidades e tomar a melhor decisão.
Listar as opções viáveis dentro da área escolhida
Cada uma dessas áreas possui dezenas de cursos, no entanto, você pode escolher apenas um. Como estamos partindo da hipótese de que você não tenha a minima ideia de qual faculdade fazer, a melhor opção para você é pegar uma lista genérica e ir eliminando as opções que não são viáveis.
Pesquise sobre as três áreas e tente organizá-las da seguinte forma:
- Me interessa;
- Não interessa tanto, mas seria possível encontrar algum curso legal;
- Não faria de jeito nenhum.
Cada área consiste em vários cursos. Alguns podem despertar seu interesse e outros não, mas a indicação de preferência por uma área é algo fácil de notar e de grande ajuda na hora de escolher a faculdade certa.
Analisando tendências de mercado
Entre as opções que restaram, será necessário analisar tendências de mercado para saber se, quando você concluir a faculdade, conseguirá trabalhar na área de acordo com o planejado.
O cenário do país está em constante mudança, influenciado por diversos fatores. Desde a estabilidade política, passando pelos avanços da tecnologia, até o aumento na expectativa de vida da população. Para descobrir as tendências, fique de olho em jornais e pesquise em sites especializados.
Converse com pessoas que estão na faculdade
Outra ótima forma de compreender melhor como é ser um profissional daquela faculdade que você pensa fazer é consultar pessoas já formadas e que atuam na área. Isso lhe dará uma visão geral do que o curso é na prática.
Pergunte sobre as aulas, o que é estudado, as oportunidades de estágio e qualquer outra coisa que você pode achar útil para auxiliar na sua decisão.
Conheça as possibilidades que a profissão oferece
Quando você já tem um ou mais cursos em mente, é hora de aprofundar seu conhecimento da realidade da profissão.
Muitas instituições educacionais promovem feiras ou mostra de profissões para que estudantes de ensino médio possam ir conhecer. Sinta-se livre para participar destes tipos de eventos, pois eles oferecem muitas vantagens, tais como:
- Oportunidade de conhecer melhor mais de um curso no mesmo dia;
- Fazer contato e trocar ideias com alunos e professores dos cursos do seu interesse;
- Tirar dúvidas, ficar por dentro de curiosidades e detalhes que nem todo mundo conta;
- conhecer o espaço e a estrutura da instituição de ensino, caso você ainda não a tenha visitado.
Depois de todas as dicas apresentadas, duas coisas precisam ser esclarecidas: a primeira é, aquilo que você gosta de fazer por hobby pode não agradar tanto assim como profissão — é necessários estar cientes desses limites. Segundo, nenhuma escolha é permanente.
É claro que o objetivo é tomar a decisão certa, mas é normal que suas opiniões, seus sonhos e até mesmo seus valores mudem com o tempo. Se você perceber que a faculdade que você escolheu não é o que você queria, a mudança é sempre uma possibilidade.
Essas dicas que separei vão te mostrar como saber qual faculdade fazer. Os resultados podem ser diferentes e a decisão pode demorar um pouco mais do que o esperado, mas seguindo essas dicas, sua escolha será definitivamente bem fundamentada e você terá uma boa chance de sucesso.
Gostou dessas dicas? me conte nos comentários. Acompanhe nossa página pelo Facebook e siga-nos no Twitter.