Você já ouviu falar da Técnica Pomodoro? Provavelmente sim, porque ela é bastante popular. Mas se não, fique tranquilo, eu explico.
Este método de gerenciamento de tempo tem como objetivo diminuir as distrações, aumentar o foco e, como meta final, fazer tudo o que você precisa em pequenos intervalos de tempo, enquanto faz pausas regulares para respirar e relaxar.
E o melhor de tudo: a técnica Pomodoro é simples e fácil de fazer!
Ficou curioso (a)? Então continue a leitura
A Técnica Pomodoro foi inventada em 1988 pelo empresário e escritor italiano Francesco Cirillo. O nome “Pomodoro” surgiu como homenagem ao temporizador em formato de tomate que Cirillo usava para cronometrar o seu trabalho enquanto era um estudante universitário.
O método Pomodoro é simples: quando você tem uma tarefa longa ou várias tarefas para fazer, divida o seu tempo em intervalos menores cronometrados – chamados de “pomodoros” –, espaçados por pequenas pausas.
Essa prática vai exercitar seu cérebro para se concentrar por pequenos períodos e ajuda você a ficar em dia com os prazos. A longo prazo, pode até ajudar a melhorar o foco e a concentração.
Como já sabemos, o método pomodoro de estudo é um sistema cíclico. Você trabalha em “pedaços” definidos de tempo, o que torna sua rotina mais produtiva. É possível também fazer pausas regulares que ajuda a reforçar a motivação e manter a criatividade.
Um Pomodoro é o nome dado a um intervalo de tempo de 25 minutos, portanto, sempre que falarmos de 1 Pomodoro, são 25 minutos, 2 pomodoros são 50 minutos, 3 pomodoros são 75 minutos, e assim por diante.
O método é voltada para pessoas procrastinadoras, ou seja, que têm tendência a adiar suas tarefas e que deseja ser mais produtivas no dia a dia.
A técnica é mamão com açúcar, mas mesmo assim consegue ser muito eficiente.
Pode ser qualquer tipo de tarefa, grande ou pequena, algo que você está adiando há muito tempo, não importa. O único requisito é que seja algo que precise de sua total atenção (estudos, revisões, trabalho, etc).
Proponha um acordo consigo mesmo, por exemplo: vou dedicar os próximos 25 minutos nessa tarefa e não vou parar por nada. Você verá que é mais fácil que imagina, afinal, são apenas 25 minutos!
Mantenha-se focado na tarefa pelos próximos 25 minutos. Se caso, no meio da tarefa você perceber que tem alguma coisa para fazer, anote em um papel e só apenas depois da tarefa finalizada faça. Nada de redes sociais ou qualquer outra distração.
Parabéns, você conseguiu um pomodoro inteiro sem ser interrompido. Anote no papel. É importante você ter noção de quantos pomodoros utiliza em cada tarefa.
Depois de um pomodoro de 25 minutos, relaxe, tome café, caminhe, medite, faça qualquer coisa que não seja relacionada à tarefa.
Após 4 pomodoros, você pode descansar por mais tempo. Pode ser 20 ou 30 minutos, você escolhe. Seu cérebro utilizará essa folga para assimilar nova informação e descansar até o próximo rodada de 4 pomodoros.
Há diversos aplicativos e programas que você pode utilizar para a Técnica Pomodoro. Confira alguns deles:
Existe diversos aplicativos disponível para celulares iOS e Android, veja a lista: ANDROID e IOS
São diversas as vantagens que técnica pode te oferecer. Algumas delas são:
Após alguns dias utilizando a técnica pomodoro você vai perceber alguns benefícios como ter noção de quanto tempo leva para realizar determinada tarefa e entender quais são as suas maiores distrações, por exemplo.
Agora que você já está por dentro do método Pomodoro, que tal colocá-lo em prática no seu dia a dia? Com certeza ela vai ser bastante útil para você.
Se esse artigo te ajudou de alguma forma, não deixe de compartilhar ele com seus amigos e seguir a gente no Facebook e Twitter para ficar por dentro de todas as novidades do blog.
Veja também: Mapa mental: o que é e como fazer um?
Se você mora em Santa Maria (RS) e, procura concluir seus estudos ainda esse ano,…
Se você mora em Pelotas (RS) e, procura concluir seus estudos ainda esse ano, tem…
Se você mora em Canoas (RS) e, procura concluir seus estudos ainda esse ano, tem…
Se você mora em Caxias do Sul (RJ) e, procura concluir seus estudos ainda esse…
Se você mora em Macaé (RJ) e, procura concluir seus estudos ainda esse ano, tem…
Se você mora em Campos dos Goytacazes (RJ) e, procura concluir seus estudos ainda esse…