Conheça os 12 melhores filmes sobre matemática para se inspirar nos estudos.
A matemática é considerada, por muitos, como um grande pesadelo. Os cálculos e a lógica por trás dos números podem assustar, mas também podem ser vistos como algo intrigante, estimulante e divertido.
Por isso, separamos uma lista com 12 melhores filmes sobre matemática que podem aprimorar os seus conhecimentos na área de forma divertida. Confira e divirta-se:
Conheça os 12 Filmes sobre matemática para estudar se divertindo
1. O Jogo da Imitação (2014)
Estrelado por Benedict Cumberbatch, o filme conta a história real do lendário criptoanalista inglês Alan Turing, considerado o pai da computação moderna. Sua maior descoberta foi a decifração dos códigos da Máquina Enigma, utilizada pelos nazistas para enviar mensagens durante a Segunda Guerra.
2. A Teoria de Tudo (2014)
Baseado na história de Stephen Hawking, o filme conta como o astrofísico fez descobertas relevantes para o mundo da ciência, inclusive relacionadas ao tempo. A obra também retrata o romance com a aluna Jane Wide, uma estudante de Cambridge que se tornaria sua esposa. Aos 21 anos de idade, Hawking descobriu que sofria de uma doença motora degenerativa, mas isso não o impediu de se tornar um dos maiores cientistas da atualidade.
3. Estrelas Além do Tempo (2016)
Baseado no livro homônimo de Margot Lee Shetterly, a obra conta a história de três cientistas negras que trabalharam na NASA durante a década de 1960. Somada à segregação racial e ao machismo, Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe) tiveram que lidar diariamente com o preconceito para demonstrar seus conhecimentos matemáticos.
4. O Homem que Mudou o Jogo (2011)
Baseado em fatos reais, o filme conta a trajetória de Billy Beane (Brad Pitt), o gerente do time de baseball Oakland Athletics. Diante de um orçamento apertado, Beane com ajuda de Peter Brand (Jonah Hill), desenvolve um sofisticado programa de estatísticas, que fez com que o time ficasse entre as principais equipes do esporte nos anos 80.
5. X+Y (2014)
Em um mundo difícil de compreender, o jovem Nathan (Asa Butterfield) tem dificuldades para se aproximar das pessoas ao seu redor, diferente dos números onde encontra conforto. Uma incomum amizade se inicia com um professor e o talento do menino o leva ao time da Grã-Bretanha para a Olimpíada Internacional de Matemática.
6. O Homem que Viu o Infinito (2015)
O filme conta a história de Srinivasa Ramanujan (Dev Patel), matemático indiano que fez importantes contribuições para o mundo da matemática, bem como a teoria dos números, a série e frações contínuas.
7. Mentes Que Brilham (1991)
Aos sete anos Fred Tate (Adam Hann-Byrd) demonstra ter talentos extremamente precoces, se destacando em áreas distintas como matemática e artes. Dede Tate (Jodie Foster), sua mãe, trabalha como garçonete em um restaurante chinês e luta para que o filho leve uma vida normal, mas não quer limitar seu potencial, e consente a aproximação de uma professora interessada nos talentos do filho.
8. A Solidão dos Números Primos (2010)
No filme, Alice (Alba Rohrwacher) e Mattia (Luca Marinelli) são como números primos: divisíveis apenas por um e por eles mesmos. São pessoas especiais, difíceis e singulares, com as mesmas ideias, trajetórias semelhantes. Se entendem, mas não conseguem expressar seus sentimentos.
9. Pi, a Ordem no Caos (1998)
O filme fala sobre o número irracional Pi (π) e conta a trajetória de Max(Sean Gullette), um jovem gênio e recluso que descobre uma fórmula para prever movimentações financeiras na bolsa de valores. Um grupo de investidores de Wall Street se interessa pela descoberta, mas uma associação de judeus alega que na verdade a fórmula foi baseada em uma passagem de um livro sagrado judaico.
10. Uma Mente Brilhante (2001)
Baseado na biografia do matemático John Nash (Russell Crowe), o filme conta a história real do matemático que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade. Mas, aos poucos, ele vai se transformando em um sofrido e atormentado homem, que chega a ser diagnosticado com esquizofrênico. Após anos de luta contra a doença, ele acaba ganhando o prêmio Nobel.
11. Quebrando a banca (2008)
O brilhante aluno Ben Campbell (Jim Sturgess) se destacou no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e agora pretende seguir seus estudos em Harvard. No entanto, apesar de seus esforços e de seu destaque acadêmico, Ben dificilmente conseguirá uma bolsa de estudos já que precisa de US$ 300 mil para prosseguir no curso.
Diante da dificuldade, Ben é convidado para integrar um grupo de alunos que viaja para Las Vegas com o objetivo de ganhar muito dinheiro. Liderados por Mick Rosa (Kevin Spacey), professor de matemática e gênio em estatística, eles criam um código infalível e conseguem quebrar diversos cassinos.
12. Gênio Indomável (1997)
Will Hunting (Matt Damon) é um jovem de 20 anos que tem um grande talento para a matemática, mas trabalha como faxineiro em uma famosa universidade. Will já teve algumas passagens pela polícia e, por determinação legal, precisa fazer terapia, mas nada funciona, pois ele debocha de todos os analistas, até se identificar com um deles.
Conclusão: 12 Filmes sobre matemática para estudar se divertindo
- O Jogo da Imitação
- A Teoria de Tudo
- Estrelas Além do Tempo
- O Homem que Mudou o Jogo
- X+Y
- O Homem que Viu o Infinito
- Mentes Que Brilham
- A Solidão dos Números Primos
- PI
- Uma Mente Brilhante
- Quebrando a banca
- Gênio Indomável
E aí, quais desses filmes sobre matemática você já assistiu? Tem alguma indicação diferente? Conte nos comentários!
Créditos de imagem: shutterstock.com
Veja também: Interpretação de Texto: Como interpretar um Texto?