Sedo ou cedo. Quase idênticas, não é mesmo? Embora as duas grafias estejam corretas, elas possuem significados e uso completamente distintos.
Neste artigo, vamos explorar as diferenças entre essas duas palavras e como usá-las corretamente.
Como dito anteriormente, tanto cedo com “c” quanto sedo com “s”, estão corretas e existe na língua portuguesa. No entanto, as duas palavras deve ser usadas em contextos diferentes.
A palavra sedo, escrita com “s” é uma forma conjugada do verbo sedar, que significa acalmar, moderar, tranquilizar por meio de aplicação de sedativo. É também a forma conjugada do verbo sedar na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo – eu sedo – pronunciado com a vogal e aberta (é).
Por exemplo:
Já a palavra cedo, escrita com “c”, pode ter dois significados distintos, dependendo do contexto em que é usado. Como um advérbio de tempo, cedo significa algo que aconteceu antes do tempo ou pode ser usado para se referir às primeiras horas do dia.
Exemplo:
Cedo também é uma conjugação do verbo ceder na primeira pessoa do singular do presente do indicativo, significando dar algo a alguém ou abrir mão de algo. Pronuncia-se com vogal fechada (ê).
Exemplo:
Se este conteúdo te ajudou, compartilhe ele nas suas redes sociais para que os seus amigos também tenham acesso a essas informações.
Siga-nos no Facebook e Twitter e fique ligado em todas as novidades!
Leia mais: Erros de português: confira os piores e os mais cometidos pelos brasileiros
Se você mora em Santa Maria (RS) e, procura concluir seus estudos ainda esse ano,…
Se você mora em Pelotas (RS) e, procura concluir seus estudos ainda esse ano, tem…
Se você mora em Canoas (RS) e, procura concluir seus estudos ainda esse ano, tem…
Se você mora em Caxias do Sul (RJ) e, procura concluir seus estudos ainda esse…
Se você mora em Macaé (RJ) e, procura concluir seus estudos ainda esse ano, tem…
Se você mora em Campos dos Goytacazes (RJ) e, procura concluir seus estudos ainda esse…