Flashcards é uma técnica de estudo bastante famosa lá fora, porém pouco difundida e utilizada aqui no Brasil.
Em sua versão original, os flashcards são basicamente cartões ou fichas em que as perguntas são escritas na frente e as respostas, atrás. Trata-se de um método que facilita a memorização (decoreba) de uso simples: bastando apenas tentar acertar a resposta atrás do papel.
A técnica de flashcards é excelente para trabalhar o processo de cognição, pois estimula a aprendizagem através da ativação do conteúdo na memória e, consequentemente, reduz a curva de esquecimento do que foi estudado.
Flashcards realmente funciona?
Os flashcards funcionam e são comprovados cientificamente. A técnica provou ser bastante eficaz na memorização de grandes informações. Isto porque quanto mais dedicado você estiver em seu preparo, ou seja, quanto mais processos mentais você realizar nos seus estudos, mais você irá memorizar o conteúdo aprendido.
Assim, é muito importante que você faça seus flashcards à mão, pois quando você escreve com suas próprias palavras seu cérebro retém melhor o conteúdo.
Estudar não se resume a sentar em uma cadeira e passar horas e horas lendo. A leitura é importante, claro, mas apenas no começo, como base de conhecimento. Após um período, fica cansativo e você só conseguirá decorar, não manter a informação.
Ao elaborar seus flashcards você estará fixando o conteúdo na memória em longo prazo, ou seja, você realmente vai aprender.
Mas como fazer flashcards?
A seguir, veja como é simples criar o seu próprio flash cards:
Primeiramente, você deve definir o tema e o conteúdo que deseja aprender ou revisar. Depois, elabore a pergunta que vai na frente do cartão. Por último, anote a resposta atrás do mesmo cartão. Na hora de fazer as revisões, recomenda-se organizar as perguntas em três pilhas:
- 1° Pilha: as perguntas que acertou sem nenhuma dificuldade e já percebe que decorou ou que precisam de pouca revisão.
- 2º Pilha: as perguntas que acertou, porém com dificuldade e sente que precisam de revisão.
- 3º Pilha: as perguntas que errou.
É importante lembrar que o flashcard deve ser escrito usando suas próprias palavras e, não como uma cópia do livro ou apostila, tanto na pergunta como na resposta.
Explique o conceito de formas simples e resumida utilizando o seu vocabulário habitual. Desse modo, você armazenará as informações mais facilmente e fará ligações mentais com muito mais agilidade.
Devo aplicar essa técnica em todo conteúdo?
Caso você tenha tempo sobrando, nada te impede de resumir todo o conteúdo em forma de flashcards. No entanto, eles são indicado para fórmulas e questões que você tenha mais dificuldade em memorizar. Além disso, também é possível combinar suas revisões com resumos, mapas mentais e questões de concursos anteriores.
Como organizar os flashcards?
Outro ponto importante a destacar é que se deve organizar os flashcards. A dica é separá-los em pastas, por assunto. Dessa forma, será mais fácil encaixar essa revisão nos estudos e você não corre o risco de revisar conteúdos muito diferentes ao mesmo tempo.
Programas e app para fazer flashcards
Não é regra, mas o ideal é que você escreva seus flashcards á mão, em blocos de notas encontrada em papelarias ou recortadas de cartolina, por exemplo. Contudo, nem sempre isso é uma tarefa pratica ou acessível para muitos. Para driblar esse empecilho, separamos alguns aplicativos e softwares que podem te ajudar na elaboração dos cartões. Os principais são:
- Goconqr: uma excelente plataforma de estudos online, incluindo flashcards, mapas mentais entre outras. Além disso, o acesso ao conteúdo é totalmente gratuito, mas também é possível contratar alguns planos pagos. Outra vantagem é que ele é totalmente em português.
- ANKI: é um software totalmente grátis que te ajuda a organizar automaticamente o espaçamento das revisões e matérias. Além disso o ANKI tem um sistema onde é possível dividir os “baralhos” por disciplinas e ele mesmo organiza as revisões.
- Quizlet: ótima ferramenta, que possui também aplicativo. Infelizmente, no momento a ferramenta só está disponível em outros idiomas.
- Flash Card Machite: ferramenta excelente, somente em inglês.
- Study blue: versão gratuita e paga, somente em inglês.
- Memory Filter: software gratuito e em inglês.
- Mnemosyne Project: software gratuito e em inglês.
- Open Cards: software gratuito e em inglês.
Agora que você conheceu a técnica de flashcards, chegou a hora de começar aplicar no seu processo de aprendizado e turbinar a sua memória para ter ainda mais sucesso nos estudos.
Veja também: 5 dicas para vencer a preguiça de estudar