Parece fácil, mais a interpretação de texto vai além do conteúdo abordado. Quantas vezes você já leu um texto e não entendeu nada do que estava escrito? É por isso que algumas técnicas de interpretação são fundamentais para auxiliar na compreensão total de um conteúdo.
A interpretação de texto é o elemento-chave para o desenvolvimento pessoal e profissional, por isso elaboramos algumas dicas preciosas para auxiliar você nos seus estudos. Acompanhe!
Como interpretar um texto?
Para uma correta compreensão e interpretação do texto, exige-se que o leitor passe por algumas etapas de leitura, que são: pré-compreensão, compreensão e interpretação.
A primeira etapa exige que você tenha no mínimo algum conhecimento prévio sobre o assunto ou área específica abordado no texto.
A segunda implica a descoberta. Ao entender o tema principal do texto na primeira etapa, você será capaz de distinguir o que é informação nova e o que já é informação conhecida.
A terceira e última etapa é, de fato, a interpretação, que é quando você começa a raciocinar e pensar criticamente sobre as informações lidas. É saber responder a perguntas usando o que você leu e o que já é conhecido, juntamente com os novos conhecimentos que foram formados.
Agora que já conhecemos as etapas de leitura, aqui vão 7 dicas para fazer com que você consiga atingir essas três etapas! Confira abaixo:
Passo a passo da interpretação de texto
Para uma correta compreensão e interpretação do texto, siga os seguintes passos:
1. Leia todo o texto devagar
Leia com calma e sem interrupções na leitura. Caso você não esteja familiarizado com o assunto do texto, fique tranquilo, o mais importante é tentar entender o significado geral do texto e identificar seu objetivo. Não precisa compreender todo o texto, nem o significado de todas as palavras.
2. Circule as palavras desconhecidas
Agora que você já tem conhecimento do assunto, na segunda leitura você dará início a uma fase mais detalhada. Caso você desconheça algumas palavras, anote em um rascunho ou sublinhe no próprio texto.
3. Leia com um dicionário por perto
Com auxilio de um dicionário, anote os sinônimos ou a explicação do seu entendimento. Faça uma releitura do texto e substitua as palavras desconhecidas por aquelas que você já tem conhecimento.
Isso não só ajuda a entender um texto em específico, como também aumenta o seu repertório de palavras.
4. Releia o texto e faça um resumo daquilo que leu
Separe o texto em parágrafos. À medida que lê, utilize um rascunho para fazer um resumo daquilo que leu.
Dessa forma, você estará exercitando a sua capacidade em compreender a leitura.
Faça um resumo daquilo que leu. Agregar ideias precipitadas ao texto não é sinônimo de progressão, e isso pode levar você a divagar no assunto e, inclusive, tirar conclusões erradas.
5. Separe fatos de opiniões
Fatos são sempre verdadeiros, enquanto as opiniões variam de pessoa para pessoa. Você não tem dúvidas sobre um fato, mas tem dúvidas sobre opiniões. Tente responder: “Qual é o fato neste texto?” e “Qual é a opinião do autor sobre ele?
6. Questione a forma usada para escrever
Questione o motivo pelo qual o autor usou determinada forma para se expressar. Qual teria sido a sua intenção para escrever assim e não de outro modo?
E a palavras utilizadas, será que elas indicam alguma coisa?
7. Faça um novo texto com as suas palavras, mas siga as ideias do autor
Assinale as ideias principais e se certifique que as inclui no texto. Escrever o mesmo, mas com as suas palavras é uma prova de que entendeu aquilo que leu.
No final, certifique-se de que não “colocou palavras na boca do autor”, dizendo algo que não foi mencionado no texto por ele.
Gostou do artigo? Então compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais para que os seus amigos também tenham acesso a essas informações.
Siga-nos no Facebook e Twitter e fique ligado em todas as novidades!
(Imagem em destaque: Art_Photo/Shutterstock.com)
Veja também: Saiba o que NÃO fazer em uma entrevista de emprego