Para muitos estudantes, estudar se resume em apenas ler e reler textos intermináveis. Entretanto, ler não é estudar.
Existe uma grande diferença entre ler e estudar e entender essa distinção pode ser fundamental para alcançar os resultados desejados no estudo.
Pode parecer um pouco contraditório, mas se você dedica horas à leitura e não para realmente para estudar, é muito provável que o seu rendimento continue prejudicado.
Qual é a diferença entre ler e estudar?
Inicialmente, a leitura é passiva e o estudo é ativo. Logo, ler envolve analisar um assunto em especial para capturar informações sobre ele. Estudar é um processo que exige foco e concentração para compreender um conceito dentro de um assunto.
Por isso, estudar, de fato, requer do estudante uma ação mais ativa. Ou seja, se quisermos realmente aprender, é necessário pesquisar, refletir sobre o assunto lido, discutir o tema, exercitar, etc. Se você tem interesse em aprender determinado assunto, deve parar de apenas ler sobre ele e começar a realmente estudar.
Sabendo disso, dedique um tempo para estudar, faça uma leitura e coloque em prática algumas dicas para potencializar o seu rendimento. Abaixo, separamos algumas delas:
- Ao ler um conteúdo, reflita sobre ele
- Faça anotações
- Crie mapas mentais
- Se possível, fale sobre o que aprendeu com alguém
- Faça exercícios
- Faça resumos
- Por fim, pesquise temas relacionados ao assunto estudado
Lembre-se, a leitura faz parte dos estudos, mas estudar não se restringe a apenas ler. Se você anotar todo final de dia tudo que aprendeu ao longo do seu dia, vai permitir novas conexões e fundamentar o aprendizado.
Agora você já sabe a diferença entre estudo e leitura e como a partir disso pode turbinar seus estudos. Ficou com alguma dúvida ou gostaria de indicar alguma outra técnica? Compartilhe com a gente nos comentários!
Veja também: 7 técnicas de leitura que vai te auxiliar a ler mais rápido e com melhor eficiência
Créditos de imagem: Freepik.com