O sistema imunológico, também chamado de sistema imune, é responsável por proteger o nosso corpo de possíveis invasores externos. Isso inclui antígenos como bactérias, vírus, fungos e toxinas (agentes químicos produzidos por microrganismos). O sistema imunológico é formado por diferentes células, tecidos, órgãos e moléculas que trabalham em conjunto.
Como funciona o Sistema imunológico
O sistema imunológico mantém um registro de cada antígeno que já derrotou, em tipos de células brancas do sangue (linfócitos B e T) conhecidas como células de memória. Isso significa que o nosso organismo é capaz de “lembrar” de maneira específica do antígeno estranho e responder com mais intensidade e rapidez a partir da segunda exposição ao mesmo.
Algumas infecções, como a gripe e o resfriado comum, precisam ser combatidas muitas vezes porque muitos vírus diferentes ou cepas do mesmo tipo de vírus podem causar essas doenças. Pegar um resfriado ou gripe de um vírus não lhe dá imunidade contra os outros.
Estruturas envolvidas no sistema imunológica
As principais estruturas envolvidas na resposta imunológica são:
- Glóbulos brancos.
- Anticorpos.
- Sistema de complemento.
- Sistema linfático.
- Baço.
- Medula óssea.
- Timo.
1. Glóbulos brancos
Os glóbulos brancos são os principais agentes do sistema imunológico. Eles são produzidos na medula óssea e fazem parte do sistema linfático.
Os glóbulos brancos movem-se através do sangue e dos tecidos por todo o corpo, procurando invasores estranhos (antígenos), como bactérias, vírus, parasitas e fungos. Quando os encontram, eles lançam um ataque imunológico.
Os glóbulos brancos incluem linfócitos (como células B, células T e células assassinas naturais) e muitos outros tipos de células do sistema imunológico.
2. Anticorpos
Os anticorpos ajudam o corpo a combater os antígenos ou as toxinas (venenos) que eles produzem. Eles fazem isso reconhecendo substâncias chamadas antígenos na superfície do antígeno ou nos produtos químicos que eles produzem, que marcam o antígeno ou a toxina como sendo estranhos. Os anticorpos então marcam esses antígenos para destruição. Existem muitas células, proteínas e produtos químicos envolvidos neste ataque.
3. Sistema do complemento
O sistema complemento é formado por proteínas cujas ações complementam o trabalho realizado pelos anticorpos.
4. Sistema linfático
O sistema linfático é uma rede de tubos delicados por todo o corpo. As principais funções do sistema linfático são:
- Gerenciar os níveis de fluidos no corpo.
- Reagir a bactérias.
- Lidar com células cancerosas .
- Lidar com produtos celulares que, de outra forma, resultariam em doenças ou distúrbios.
- Absorver algumas das gorduras em nossa dieta do intestino.
O sistema linfático é composto por:
- Gânglios linfáticos (também chamados de gânglios linfáticos) – que prendem os antígenos.
- vasos linfáticos – tubos que transportam a linfa, o fluido incolor que banha os tecidos do corpo e contém glóbulos brancos que combatem infecções.
- Glóbulos brancos (linfócitos).
5. Baço
O baço é um órgão que filtra o sangue que remove antígenos e destrói glóbulos vermelhos velhos ou danificados. Também fabrica componentes do sistema imunológico que combatem doenças (incluindo anticorpos e linfócitos).
6. Medula óssea
A medula óssea é o tecido esponjoso encontrado dentro dos ossos. Ele produz os glóbulos vermelhos de que nosso corpo precisa para transportar oxigênio, os glóbulos brancos que usamos para combater infecções e as plaquetas de que precisamos para ajudar a coagular o sangue.
7. Timo
O timo filtra e monitora o conteúdo do sangue. Ele produz os glóbulos brancos chamados linfócitos T.
As outras defesas do corpo contra antígenos
Além do sistema imunológico, o corpo tem várias outras maneiras de se defender contra antígenos, incluindo:
- Pele – uma barreira à prova d’água que secreta óleo com propriedades de matar bactérias.
- Pulmões – o muco nos pulmões (catarro) retém partículas estranhas e pequenos pelos (cílios) ondulam o muco para cima, de modo que pode ser expelido pela tosse.
- Trato digestivo – o revestimento mucoso contém anticorpos, e o ácido do estômago pode matar a maioria dos antígenos.
- Outras defesas – fluidos corporais como óleo da pele, saliva e lágrimas contêm enzimas antibacterianas que ajudam a.
- reduzir o risco de infecção. A lavagem constante do trato urinário e do intestino também ajuda.
A febre é uma resposta do sistema imunológico
Um aumento na temperatura corporal, ou febre, pode ocorrer devido a algumas infecções. Na verdade, essa é uma resposta do sistema imunológico. O aumento da temperatura pode matar alguns antígenos. A febre também desencadeia o processo de reparo do corpo.
Se esse artigo te ajudou de alguma forma, não deixe de compartilhar ele com seus amigos e seguir a gente no Facebook e Twitter para ficar por dentro de todas as novidades do blog.
Veja também: Tudo que você precisa saber sobre os tipos de pronomes