Onde ou aonde: qual é o certo? Os dois termos existem e ambos estão corretos. Entretanto, apesar de ambas estarem relacionados à ideia de lugar/localização, os dois termos possuem significados um pouco diferentes e seu uso não deve ocorrer de maneira indiscriminada.
Onde ou aonde: qual é o certo?
Por isso, neste artigo você vai entender melhor o que cada um dos termos significa e quando utilizá-las.
Quando usar onde?
Onde costuma ser utilizado para indicar o lugar em que algo ou alguém está. Emprega-se “onde” com verbos que expressam ideia de estado ou permanência, ou seja, sem movimento.
- No lugar onde moro faz calor.
É frequentemente utilizada como advérbio interrogativo (aqueles que expressam uma indagação) para saber a localização de algo ou de alguém.
Veja alguns exemplos:
- Onde você está?
(Advérbio) - O local onde eu trabalho fica no centro da cidade.
- No lugar onde moro faz calor.
Quando usar aonde?
Assim como a anterior, aonde possui as mesmas funções e ideia de lugar. Porém, deve ser usado com verbos que indicam noção de movimento e que são regidos pela preposição “a”.
Observe:
Aonde você o levou?
(Advérbio interrogativo)
- O local aonde eu preciso ir fica no centro da cidade.
- No lugar aonde cheguei faz calor.
ATENÇÃO!
Se existe dois verbos na frase que pedem coisas diferentes, não dá para usar nem “ aonde ”, nem “onde”.
Exemplo: “Vou aonde você está” ou “Vou onde você está”.
Alguns verbos, como “ir” e “estar” exigem construção diferente, pois um indica movimento e outro permanência. Além disso, o verbo “estar” não admite a preposição “a”.
Achou complicado? Na dúvida, em casos como esse, o melhor é substituir por outra expressão. “Onde” ou “aonde” são exemplos de palavras que podem facilmente ser substituídos por outros termos. Veja:
- “onde” pode ser substituído por “em que”
- “aonde” pode ser substituído por “a que” ou “ao qual”. Perceba que a preposição “a” se mantém, aí fica mais fácil você lembrar a substituição.
Outra regra que você deve lembrar é que “onde” só deve ser usada para referenciar lugares físicos. Nesses casos, substitua “onde” pelos termos “em que”, “no qual”, “na qual” sem alteração de sentido.
Exemplo: “O conceito de análise de texto, em que se incluem noções de coesão e coerência, não foi aprendido pelos alunos”.
Se esse artigo te ajudou de alguma forma, não deixe de compartilhar ele com seus amigos e seguir a gente no Facebook e Twitter para ficar por dentro de todas as novidades do blog.
Veja também: Flashcards: Conheça essa técnica de estudos infalível