fbpx
Home Como estudar online Resumo Pré-História: períodos, arte, Pré-História no Brasil

Resumo Pré-História: períodos, arte, Pré-História no Brasil

Por Felipe Ferreira
Resumo Pré-História: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais

A fim de facilitar o ensino e a pesquisa, a Pré-História é dividida em períodos, sendo elas: a Idade da Pedra e a Idade dos Metais. Neste artigo, você encontra um resumo completo da Pré-História, tratando de suas fases, da arte e da organização social que a caracterizam.

O que foi a Pré-História?

A pré-história corresponde ao período do surgimento do homem, por volta de 3 milhões de anos a.C, até a invenção da escrita em 3.500 a.C. Durante esta fase da história, não houve desenvolvimento urbano ou civilização pré-definida.

Resumo da Pré-História dividida em períodos

A Pré-História se divide em dois grandes períodos: a Idade da Pedra e a Idade dos Metais.

Idade da Pedras teria se iniciado há cerda de dois milhões de anos, compreendendo dois grandes períodos:

  • Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada (do surgimento da humanidade até 8.000 a.C.);
  • Mesolítico (de 13.000 a.C. até 9.000 a.C.)
  • Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida (de 8.000 a.C. até 5.000 a.C.);

Idade dos Metais (5.000 a.C. até o surgimento da escrita, por volta de 3.500 a.C.).

Paleolítico

O Paleolítico, também conhecido como Idade da Pedra Lascada, é a primeira fase periódica da história, com início há cerca de 2,7 milhões de anos até 10.000 a.C. Essa época foi marcada pelo desenvolvimento da comunicação oral e escrita, manuseio do fogo pelo homem, fabricação das primeiras ferramentas (machados, lanças, cajados, facas, etc) e outros objetos de pedra, ossos e madeira.

Nessa época os homens viviam em bandos e buscavam a sobrevivência por meio da caça de animais, pesca de peixes nos rios e colheita de vegetais e frutos disponíveis por onde passavam.

Por serem dependentes da caça e da coleta, eram povos nômades, ou seja, estavam em constante deslocamento quando os recursos do local que estava instalado ficavam escasso, como também para se refugiar das intempéries da natureza ou de animais ferozes.

A baixa temperatura levou esses grupos de humanos a buscarem abrigos em cavernas e a construir habitações com galhos de árvores.

Foi no final do Paleolítico que o ser humano descobriu o fogo por meio da faísca produzida no lascar das pedras. Com a descoberta e o controle do fogo, os grupos passaram a se aquecer do frio, a cozinhar alimentos, defender-se dos animais ferozes, iluminar a noite etc.

Exemplos de ferramentas do período Neolítico

Mesolítico

O Mesolítico é marcado pela transição entre o Paleolítico e o Neolítico que aconteceu principalmente na Ásia e na África, onde as glaciações eram mais intensas.

Neolítico

O Neolítico ou Idade da Pedra Polida é a última fase do período pré-histórico e estendeu-se de 10000 a.C. até 3000 a.C. Este foi o período de maior desenvolvimento da Pré-História. A principal característica desse período da Pré-História foi o desenvolvimento da agricultura e domesticação de animais.

Artefatos do período neolítico

Esses fatores proporcionaram ao homem uma vida sedentária, uma vez que a agricultura permitiu fixar-se em um só local, sobrevivendo de tudo que era produzido. Com o desenvolvimento da agricultura, surgiram os primeiros aglomerados populacionais, com finalidade principalmente defensiva. Houve também a domesticação de animais, que auxiliava o homem no transporte de carga, na agricultura, como animal de tração, e também como fonte de alimento e até mesmo como meio de transporte.

Outras inovações do Neolítico foram a confecção de vasos de cerâmica e cestos de palha, que possibilitava guardar o excedente da produção agrícola.

Além disso, outras novidades surgiram no Neolítico como:

  • Casas de madeira, barro, pedra e argila;
  • Substituição das roupas de pele animal devido as técnicas de fiação e tecelagem;
  • Apareceram os primeiros trabalhos em metais pouco duros, como o cobre e o ouro;
  • Início das viagens pelo mar e terra.

No final da fase neolítica, os grupos humanos passaram a fabricar metais como cobre, ferro e bronze. Esse desenvolvimento possibilitou a confecção de armas e ferramentas mais resistentes e de variadas utilidades.

Idade dos metais

A Idade dos Metais corresponde ao último período da Pré-História, e é caracteriza pela criação dos primeiros utensílios de metais e consequente desenvolvimento das indústrias metalúrgicas e siderúrgicas. De curta duração, este período começou por volta do ano 6000 a.C. até 4000 a.C.

O primeiro metal a ser fundido foi o cobre, e mais tarde o estanho. A fusão destes dois metais deu origem ao bronze, mais duro e resistente, a partir do qual foram feitas espadas, lanças, etc. Por volta de 3000 a.C. o bronze estava sendo produzido no Egito e na Mesopotâmia.

A metalurgia do ferro veio mais tarde. Ela começou por volta de 1500 a.C. na Ásia Menor. Por ser um minério mais difícil de se trabalhar, espalhou-se lentamente.

Devido a sua superioridade na fabricação de armamentos, o ferro contribuiu para a supremacia dos povos que o souberam utilizar para este fim.

A arte na Pré-História

Os grupos humanos tinham o hábito de fazer desenhos nas paredes das cavernas representando os animais e pessoas da época, com cenas de caças e ritos religiosos. Além da arte rupestre, também faziam esculturas em madeira, ossos e pedras.

Pinturas rupestres em uma caverna - Resumo da arte na Pré-História
Os hominídeos desenhavam nas paredes das cavernas os animais que abatiam durante o dia ou aqueles que
desejavam abater no futuro.

Os especialista estudam esses objetos e pinturas e a partir deles, é possível saber como viviam aqueles povos antigos.

Pré-História no Brasil

Antes da chegada dos portugueses ao Brasil, em 22 de abril de 1500, já existiam inúmeras tribos espalhadas pelo litoral e no interior.

A Pré-História no Brasil começou há 12 mil anos, e os primeiros habitantes eram caçadores e agricultores. Esses habitantes são oriundos dos povos pré-históricos que vieram do Hemisfério Norte.

Teorias sugerem que o povoamento das américas se deu a partir da travessia de humanos vindo do leste da Ásia através do estreito de Bering, que na época estava congelado.

Uma das teorias sobre o povoamento das Américas afirma que os primeiros humanos que estavam na Ásia atravessaram o Estreito de Bering – que estaria congelado por uma glaciação -, em direção ao continente americano, fugindo do forte frio.

Curiosidades da pré-história

  • Lucy é considerada o fóssil mais famoso de um ancestral humano. O fóssil de Australopithecus afarensis de 3,2 milhões de anos foi descoberto em 1974 na Etiópia pelo professor Donald Johanson e o estudante Tom Gray.
  • O domínio do fogo possibilitou os humanos pré-históricos caçarem durante a noite em busca de alimentos.

Resumo da Pré-História

Paleolítico (8000 a.C.)

  • Pedra lascada (pedra mais bruta)
  • Caça e coleta
  • Grupos reduzidos devido a mortalidade
  • Vida nômade
  • Moradia rudimentar (cavernas)
  • Uso sistemático do fogo
  • Linguagem oral

Neolítico (8000 a.C. – 5000 a.C.)

  • Pedra polida;
  • Maior domínio do fogo;
  • Desenvolvimento da agricultura;
  • Domesticação de animais;
  • Sedentarizarão;
  • Cerâmica.

Idade dos metais (5000 a.C. – 3500 a.C.)

  • Uso de ligas metálicas (cobre, bronze e ferro)
  • Desenvolvimento do artesanato
  • Sociedades organizadas (1º império)
  • Divisão de trabalhos
  • Comércio primitivo (trocas)

Resumo da Pré-História Brasileira

  • A presença humana no território hoje ocupado pelo Brasil data de 12 mil anos, conforme evidências arqueológicas.
  • Os habitantes da pré-história brasileira são divididos em três grupos:
    • Caçadores-coletores – habitavam quase todo o território nacional entre 50.000 a.C. e 2.500 a.C.. Ocupavam do Sul ao Nordeste, moravam em cavernas e florestas, usavam arcos e flechas, boleadeiras e bumerangues feitos de pedra.
    • Povos agricultores – viviam em cabanas ou casas subterrâneas e eram conhecedores da técnica da cerâmica. Viveram de 3.500 a.C. a 1.500 a.C..
    • Povos do litoral – eram povos do litoral que ocupavam a costa brasileira, desde o Espírito Santo até o Rio Grande do Sul há cerda de 6.000 a.C..
  • Os sítios arqueológicos são locais onde foram detectados a presença de seres humanos na pré-história.
    • No Boqueirão da Pedra Furada, Piauí, um grupo de arqueólogos notificou a presença de facas, machados e fogueiras com aproximadamente 48.000 a.C..
    • O mais antigo fóssil humano encontrado no Brasil, batizado de Luzia e datado de 12.500 a 13 mil anos, foi encontrado em 1975 na Lagoa Santa, Minas Gerais.

Gostou do nosso resumo sobre Pré-História? Então compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais para que os seus amigos também tenham acesso a essas informações.

Siga-nos no Facebook e Twitter e fique ligado em todas as novidades!

Veja também: Conheça 16 séries para estudar e ampliar o seu conhecimento

Avalie este post

Você pode gostar também

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.