fbpx
Home Como estudar online Resumo Segunda Guerra Mundial: causas, fases e consequências

Resumo Segunda Guerra Mundial: causas, fases e consequências

Por Felipe Ferreira
Resumo Segunda Guerra Mundial: causas, fases e consequências

Neste resumo, você vai conhecer os motivos que levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial, o que aconteceu durante, as consequências da guerra e como terminou o conflito.

A Segunda Guerra Mundial foi a maior e mais sangrento conflito da história, envolvendo mais de 72 países. Iniciada pela invasão nazista na Polônia em 1939, a guerra se arrastou por seis anos sangrentos até que os Aliados derrotaram a Alemanha nazista e o Japão em 1945.

Oque causou a Segunda Guerra Mundial

A Alemanha, que foi duramente vencida na primeira guerra mundial, foi considerada culpada pelas destruições e mortes causadas pela conflito. Assim, foi-lhe imposto um tratado punitivo, o Tratado de Versalhes, que obrigou a Alemanha a reduzir suas forças armadas e a pagar indenizações aos vencedores.

Isto provocou fragilidade econômica, e fez com que a inflação aumentasse consideravelmente no país, prejudicando a qualidade de vida da população. Esse cenário catastrófico fez surgir grupos radicais como o nazismo, liderado por Adolf Hitler, que conquistam parte da população.

Hitler defendia a ideia de que os arianos eram racial e culturalmente superiores, e os demais grupos deveriam ser subjugados ou exterminados, principalmente os judeus, considerados como a principal ameaça racial à sociedade alemã. Isto culminou no Holocausto, que foi o assassinato em massa deste povo.

Embora os judeus fossem os alvos principais dos nazista, não foram os únicos a serem perseguidos. Outros indivíduos e grupos como descapacitados mentais e físicos, comunistas, homossexuais, religiosos e ciganos também foram considerados “indesejados” e “inimigos do Estado”.

Resumo das três fases da Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial se iniciou em 1º de setembro de 1939, quando as tropas alemãs invadiram a Polônia, sob a liderança de Adolf Hitler. França e Inglaterra se posicionaram contra o governo Alemão e declararam guerra ao país.

O conflito ocorreu entre dois grupos, formadas pelos países Aliados (Inglaterra, França, União Soviética e Estados Unidos) e pelos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Outros países participaram da guerra, inclusive o Brasil, mas dentro de um desses grupos.

A Segunda Guerra Mundial pode ser organizada em três fases distintas:

1ª fase (1939-1941)

Nesse período, as tropas do Eixo avançaram rapidamente pela Europa. O exército alemão, por meio da blitzkrieg, conseguiram conquistar quase toda a Europa, à exceção da Inglaterra. Os japoneses, por sua vez, conseguiram expandir seu Império de maneira avassaladora, derrotando sucessivamente tropas britânicas, americanas e holandesas instaladas no sudeste asiático. Além disso, o ataque kamikaze japonês à base de Pearl Harbor foi um dos principais motivos que levaram os EUA entrar em guerra contra o Japão.

2ª fase (1942-1943)

As tropas aliadas iniciaram o contra-ataque e reverteram o avanço do Eixo obtido na primeira fase. Em outubro de 1942, no norte da África, tropas alemãs foram derrotadas por forças anglo-americanas. Em junho do mesmo ano, a frota japonesa foi derrotada pela esquadra norte-americana na batalha de Midway. Em fevereiro de 1943, os soviéticos conseguiram expulsar os alemães de Stalingrado. Eles então passam a avançar em direção a Berlim. A caminho da Alemanha, libertaram diversos territórios dominados pelos alemães.

3º fase (1944-1945)

Na Europa, o Eixo foi perdendo espaço e sendo encurralado pelos Aliados. No dia 8 de setembro de 1943, a Itália rendeu-se e permitiu aos aliados entrarem no seu território. Benito Mussolini é destituído, por ordem do rei Vítor Emanuel III. Em setembro do mesmo ano, a Itália firma o armistício com os Aliados, encerrando sua participação nas potências do Eixo. Em outubro, a Itália declara guerra à Alemanha. A derrota definitiva dos alemães, em abril de 1945, fez Mussolini tentar fugir, mas no dia 28 de abril foi capturado e fuzilado por combatentes da Resistência Italiana.

Em 6 de junho de 1944, ocorreu o Dia D, como é chamado o desembarque do exército Aliado na Normandia, (França), que provoca o recuo dos alemães e a libertação da França.

Ainda na Europa, o Exército soviético liberta a Polônia em janeiro de 1945, conquista a Alemanha e derrota o III Reich. Diante disso, a derrota nazista era questão de tempo e Hitler estava escondido em um bunker, em Berlim. Percebendo que a vitória dos Aliados era uma realidade, Hitler, sua mulher e vários generais nazistas se suicidaram. Logo em seguida, no dia 7 de maio de 1945, os alemães renderam-se incondicionalmente aos Aliados em Reims, na França.

No entanto, a rendição dos alemães não significou o fim do conflito. No Pacífico, norte-americanos e japoneses ainda continuavam lutando.

Bomba atômica e o fim da Segunda Guerra Mundial

Cidade de Hiroshima após o bombardeio em 1945.

Entre dezembro de 1941 e maio de 1942, o Japão havia conquistado sucessivamente as Filipinas, Singapura, Hong Kong, as Índias Orientais Holandesas e outras regiões. Entretanto, em junho de 1942, a frota japonesa foi derrotada pela frota americana na Batalha de Midway. Depois disso, as forças americanas entraram na ofensiva na Guerra do Pacífico.

A recusa do Japão em render-se fizeram com que os Estados Unidos lançassem duas bombas atômicas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, nos dias 6 e 9 de agosto, respectivamente. O número real de mortos é desconhecido, mas estima-se que cerca de 140 mil da população de 350 mil habitantes de Hiroshima tenham sido mortos na explosão e que pelo menos 74 mil pessoas tenham morrido em Nagasak. A rendição japonesa aos Estados Unidos aconteceu no dia 14 de agosto de 1945, colocando definitivamente o fim da Segunda Guerra Mundial.

Resumo dos principais acontecimentos da Segunda Guerra Mundial

Esse período foi marcado por eventos horríveis, que são lembrados até os dias de hoje como exemplos que jamais deve ser reproduzidos.

Antissemitismo

Hitler se apoio de um antissemitismo difundido há séculos na Europa. Os judeus na Europa foram vítimas de discriminação e perseguição desde a Idade Média, principalmente por motivos religiosos. A cristandade medieval via a fé judaica como uma aberração que precisava ser detida.

Mas durante a vigência do regime nazista, a religião desempenhou um papel menos importante: foi substituída por teorias sobre as diferenças entre raças e povos. A ideia de que os judeus pertenciam a um povo diferente dos alemães, por exemplo, pegou. Assim, mesmo os judeus que se convertiam ao cristianismo ainda eram tidos como ‘diferentes’ por causa de sua linhagem.

O Führer, durante o seu governo, implementou medidas que discriminavam os judeus na Alemanha. Em 1935, mesmo antes da guerra, assinou a Lei de Nuremberg, que segregava esse povo e os proibia de trabalhar em agências governamentais, serem atendidos em hospitais, obter cidadania alemã, entre outras formas de opressão.

Campos de concentração

O primeiro campo de concentração nazista foi Dachau, construído inicialmente em 1933 para conter adversários políticos dos nazistas: sindicalistas, social-democratas, comunistas. Mais tarde, passou a ser utilizado contra deficientes físicos e mentais, homossexuais, ciganos e, por fim, na execução de judeus. Estima-se que milhões de pessoas tenham morrido em campos de concentração nazistas, e o maior campo de concentração foi Auschwitz, na Polônia.

Holocausto

O Holocausto foi o assassinato em massa de minorias consideradas “inferiores” pelos alemães nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Esse massacre fazia parte de um plano nazista denominado por eles como “solução final” e tinha como objetivo eliminar todos os judeus da Europa, além de outras minorias, como ciganos, homossexuais e negros. Calcula-se que cerca de 6 milhões de judeus tenham sido mortos durante o holocausto.

Massacre de Babi Yar

Entre os dias de 29 e 30 de setembro de 1941, durante a investida das forças de Adolf Hitler sobre a então União Soviética (URSS), tropas da Alemanha nazista mataram a tiros cerca de 33.000 judeus em um período de 36 horas, no barranco de Babi Yar. Esse episódio ficou conhecido como Massacre de Babi Yar.

Massacre da Katyn

O massacre da Katyn, realizado em 1940, é um dos eventos pouco conhecidos da Segunda Guerra Mundial. Foi um genocídio cometido pela União Soviética (URSS) contra prisioneiros poloneses durante a invasão da Polônia em 1939. Ao todo, cerca de 22.000 poloneses foram mortos. O nome faz referência a Katyn, floresta onde foi enterrada parte dos mortos.

O Brasil na Segunda Guerra Mundial

Inicialmente, o Brasil manteve-se neutro na guerra, mas essa situação mudaria quando tropas do Eixo bombardearam navios brasileiros, causando a morte de cerca de 454 pessoas. Diante do ocorrido, no ano de 1944, o governo de Getúlio Vargas declara guerra ao Eixo.

Foto da chegada dos pracinhas brasileiros na cidade italiana de Massarosa.

A participação do Brasil na Segunda guerra mundial consistiu, essencialmente, no envio de 25 mil soldados da Força Expedicionária Brasileira (FEB) para lutar ao lado dos aliados.

Ao todo, estima-se que 454 brasileiros tenham morrido em combate.

Consequências da Segunda Guerra Mundial

Esse foi um episódio que provocou grandes mudanças pelo mundo. Podem ser consideradas Consequências da Segunda Mundial:

Números de mortes

No total, cerca de 40 milhões de civis perderam a vida no conflito; cerca de 20 milhões de soldados, quase metade deles russos morreram em batalha, que durou de 1939 a 1945.

Consequências Econômicas da Segunda Guerra

A Segunda Guerra Mundial foi o conflito mais caro de toda a história, com um custo estimado de US$ 1,385 trilhões aos cofres europeus. Sendo que, no total, 21% saíram dos cofres americanos, 13% da União Soviética e 4% do Japão.

As consequências econômicas foram sentidas por todos os países que participaram da guerra. Houve uma grande redução da produção industrial e agrícola e os investimentos dos governos foram direcionados para a guerra, deixando as outras áreas de lado, o que acabou gerando intensos problemas sociais.

Por outro lado, os EUA saíram da guerra fortalecidos economicamente, ocupando uma posição imperialista, já que não foi atacado e, portanto, não foi preciso destinar recursos para sua reconstrução.

Divisão do mundo em dois blocos e início da guerra Fria

Após o fim do conflito, o mundo ficou dividido em dois blocos políticos e ideológicos: os Estados Unidos (capitalista) e a União Soviética (socialista). Desde então, ambos os estados seguiram uma política expansionista, com o objetivo de expandir suas respectivas esferas de influência. A União Soviética manteve rígido controle sobre os países socialistas da Europa Oriental e incentivou processos revolucionários em todos os continentes, com o objetivo de difundir o comunismo pelo mundo. Os Estados Unidos, por outro lado, criou o Plano Marshall, que além de financiar a reconstrução dos continentes destruído pela guerra, também tinha o objetivo de conter o avanço soviético e expandir sua área de controle e influência sobre os países capitalistas.

Tais fatos ocasionaram no surgimento da Guerra Fria, um conflito basicamente político-ideológico entre os Estados Unidos e a URSS, na qual ambos tentavam mostrar quem detinha mais poder.

Enfraquecimento da Alemanha e divisão do território

Como consequência da Guerra, a Alemanha teve que aceitar os quatro “Ds” impostos pelas potências aliadas:

  • Democratizou;
  • Desarmou;
  • Desmilitarizou; e
  • “Desnazificação” (abandonou o regime nazista).

Os principais líderes do regime nazista foram julgados pelo Tribunal Militar Internacional de Nuremberg. Destes, 12 foram sentenciados à morte.

Por outro lado, o país foi dividido entre duas zonas de influência:

  • República Democrática Alemã, ou Alemanha Oriental, sob a influência da União Soviética;
  • República Federativa Alemã, ou Alemanha Ocidental, sob a influência dos Estados Unidos.

Na cidade de Berlim Ocidental, capital da Alemanha ocidental, foi construído o Muro de Berlim. Esse muro se estendia por 155 km ao redor de Berlim Ocidental e é considerado o símbolo da divisão ideológica do mundo.

O processo de reunificação da Alemanha ocorreu apenas em 1989, com a queda do Muro de Berlim e a crise dos países de regime socialista.

Criação da Organização das Nações Unidas (ONU)

A fim de evitar a eclosão de novos conflitos como este, em 24 de outubro de 1945 foi criada a Organização das Nações Unidas (ONU). Seu objetivo é mediar os conflitos que surgem entre os países e tomar as medidas necessárias para promover e manter a paz mundial.

Resumo sobre a Segunda Guerra Mundial em números

Veja agora um resumo dos números da Segunda Guerra Mundial:

Mortos45 milhões
Feridos35 milhões
Soldados envolvidos110 milhões
Judeus mortos6 milhões
Soldados brasileiros enviados25 mil
Soldados brasileiros mortos454
Países envolvidos72
Custo da guerraUS$ 1,385 trilhões

Resumo sobre a Segunda Guerra Mundial

  • A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito da humanidade, acontecendo de 1939 a 1945, em diferentes locais da Oceania, Ásia, África e Europa.
  • O conflitou resultou na morte de 60 milhões de pessoas, embora existam estatísticas que apontem a possibilidade de o número de mortos ser maior.
  • Teve início em 1º de setembro de 1939, quando as tropas alemãs invadiram a Polônia, sob a liderança de Adolf Hitler.
  • O conflito ocorreu entre dois grupos, formadas pelos países Aliados (Inglaterra, França, União Soviética e Estados Unidos) e pelos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão).
  • Pode ser organizada em três fases distintas: as vitórias do Eixo (1939-1941) o equilíbrio das forças (1941-1943) e a vitória dos Aliados (1943-1945).
  • O conflito foi marcado por acontecimentos terríveis, tais como o Antissemitismo, Campos de concentração, Holocausto, o Massacre de Babi Yar, Massacre de Katyn e o lançamento das bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.
  • O fim da guerra na Europa foi oficializado em 7 de maio de 1945, quando o Alto Comando das Forças Armadas, assinou a rendição incondicional da Alemanha aos países Aliados. Entretanto, rendição dos alemães não significou o fim do conflito. No Pacífico, americanos e japoneses ainda continuavam lutando. O Japão se rendeu somente em 14 de agosto 1945, quando os Estados Unidos lançaram bombas nucleares sobre as cidades Hiroshima e Nagasaki. A rendição japonesa colocou fim definitivo à Segunda Guerra Mundial.

Gostou do nosso resumo sobre a Segunda Guerra Mundial? Então compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais para que os seus amigos também tenham acesso a essas informações.

Siga-nos no Facebook e Twitter e fique ligado em todas as novidades!

Veja também: Resumo Pré-História: períodos, arte, Pré-História no Brasil

5/5 - (1 voto)

Você pode gostar também

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.