fbpx
Home Como estudar online Como melhorar a Concentração nos estudos: 5 técnicas infalíveis

Como melhorar a Concentração nos estudos: 5 técnicas infalíveis

Por Felipe Ferreira
Como melhorar a Concentração nos estudos: 5 técnicas infalíveis

Essas 5 técnicas para manter o foco e melhorar a concentração no estudos que preparamos para você podem trazer bons resultados à sua rotina de aquisição de conhecimento.

Ter concentração e foco nos estudos são fatores fundamentais para qualquer estudante. Por conta disso, é sempre importante recapitular o assunto.

Você chegou ao fim do dia super cansado, com aquela sensação de que passou muito tempo estudando, mas não produziu nada, certo?

Você já teve a sensação de que não importa o quanto você estude mais e por mais tempo, a qualidade do aprendizado é muito baixa?

Se for o caso, há boas e más notícias para você. A má notícia é que você provavelmente está com dificuldade de concentração e foco nos estudos. A boa notícia é que você não está sozinho nisto, pois é algo absolutamente normal, e com alguns ajustes em sua rotina você pode mudar isto!

Sendo assim, neste post vamos te mostrar 5 incríveis técnicas que vão ajudar você a melhorar a concentração e ter mais foco nos estudos.

Então, acompanhe a leitura!

5 técnicas básicas para manter o foco e melhorar a concentração no estudos

Confira agora algumas técnicas valiosas e objetivas para melhorar a sua concentração e foco nos estudos. Vale ressaltar que cada uma delas deve ser adaptada ao seu perfil e sua realidade, sua rotina. Teste cada uma e veja o que traz resultados mais positivos e efetivos no seu aprendizado.

1. Estude em local silencioso

Escolha um um local silencioso de estudo e defina o tempo que você vai dedicar em cada matéria. O tempo dedicado será precioso, é um compromisso que você vai ter consigo mesmo, seja 30 minutos, usando a técnica pomodoro, ou uma hora. O mais importante é que seja um momento de total concentração.

Avalie seu desempenho e encontre o tempo ideal para sua rotina. Realize vários testes, não tenha medo. Você precisa conhecer sua mente e seu corpo para entender como eles respondem melhor aos estímulos e, assim, descobrir quais metodologias de estudo melhor se encaixam com o seu perfil.

2. Tenha clareza no que vai estudar

O cérebro humano não consegue realizar duas tarefas que exigem uma função cerebral de alto nível ao mesmo tempo. Ou seja, se você está estudando uma coisa e de repente muda para outra, ele já perde total aproveitamento.

Portanto, antes de começar o período de estudos, considere qual será sua meta daquele dia. Qual tema será estudado? Que capítulos serão lidos? Quais serão os exercícios? Seja o mais específico possível em cada uma destas respostas. Saiba exatamente onde você vai investir sua energia naquele momento.

Também é fundamental manter na mente o motivo desse esforço. Ou seja, as razões pelas quais você está enfrentando este desafio. Quais são seus objetivos? Conseguir um bom emprego? Ingressa em uma faculdade? Comprar uma casa? Viajar pelo mundo?

Com estas informações em mente, seu cérebro dará contexto a tudo o que você está fazendo e será mais fácil manter o foco e a motivação.

3. Faça pausas periódicas

Realizar pequenas pausas é fundamental para não perder a concentração e o foco nos estudos. O que seria uma boa pausa? isso vai depender de cada um, mas deve ser algo que lhe dê prazer.

Poderia ser assistir a um episódio de seu programa de TV favorito, brincar com seu animal de estimação, ouvir música, dar uma caminhada, fazer alongamentos, meditar ou simplesmente não fazer nada. Aproveite esse tempo para desligar completamente dos estudos, com algo que entretém você.

No entanto, é importante que estes intervalos não durem muito, cerca de 5, 10 minutos no máximo, e depois voltem aos seus estudos. Novamente, é preciso testar e descobrir o que é melhor para você.

4. Anote pendências

Para evitar a procrastinação nos estudos, uma técnica bem simples e antiga, mas bastante eficiente, é manter uma folha em branco com uma caneta por perto. Durante os estudos, tudo que vier à mente que você precisa fazer, anote no papel. Seja qual for a tarefa, não deixe de anotar. Desde as habituais (“passear com o cachorro”) até as mais importantes (“marcar consulta no dentista”).

Assim o seu cérebro interpreta que aquilo já está encaminhado e você ficará mais despreocupado. Quando finalizar os estudos, poderá dar atenção ao que estava pendente no papel. Nunca interrompa os estudos para resolver essas questões.

Evite fazer essas anotações em uma plataforma digital, pois pode ter efeito contrário, como um atalho para a distração no computador. Sendo assim, opte fazer à moda antiga, usando o bom e velho papel e caneta.

5. Use Apps para melhorar sua concentração nos estudos

Aplicativos podem ser excelentes ferramentas para manter o foco e melhorar a concentração no estudos. Um bom exemplo é o App Forest, que funciona como um game onde o app bloqueia por um determinado tempo outros aplicativos e jogos que possam ser distrações. Durante esse período, vão “crescer” árvores na sua floresta. Se você não mexer no celular durante aquele tempo, mais árvores irão crescer.

Parece bobagem, mas este pequeno jogo é divertido e pode estimular os estudos, pois pequenas recompensas funcionam como um fator de motivação.

Além disso, é muito divertido. De qualquer forma, existem outras aplicações para bloquear telefones celulares ou acesso à Internet que você pode tentar. Encontre estas alternativas e veja se estas aplicações funcionam para você.

Conclusão: 5 técnicas simples para manter o foco e melhorar a concentração no estudos

  1. Estude em local silencioso
  2. Tenha clareza do que vai estudar
  3. Faça pausas
  4. Anote pendências
  5. Use aplicativos

Eai, gostou das dicas? compartilhe com seus amigos e bons estudos!

Veja também: 7 Dicas para estudar melhor e aprender mais

Fonte: concursospublicoabertos.com.br

(Créditos de imagem: @wayhomestudio/Freepik.com)

Avalie este post

Você pode gostar também

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.