fbpx
Home Como estudar online 7 Dicas para estudar melhor e aprender mais

7 Dicas para estudar melhor e aprender mais

Por Felipe Ferreira

De fato, estudar nem sempre é sinônimo de apreender determinado assunto. Para fixar melhor o conteúdo estudado, é necessário assimilar ou relacioná-lo a algo fácil de ser memorizado, ou até mesmo adequar ou desenvolver algumas técnicas próprias de aprendizagem. Por esta razão, separamos 7 dicas para que você possa estudar menos e melhor.

7 Dicas para estudar melhor e aprender mais (em menos tempo)!

O segredo para memorizar o conteúdo estudado não é estudar mais, é estudar melhor. A seguir, apresentamos sete dicas que vão te ajudar a estudar melhor e aprender mais coisas em menos tempo. Confira:

1. Impeça a “curva do esquecimento”

Na ciência, existe um fenômeno psicológico chamado “curva do esquecimento”. Basicamente, ele diz que a primeira vez que você ouve uma aula ou estuda algo novo, tem maior chance de retenção, de até 80%, do que quando apenas revê o conteúdo novamente dentro de 24 horas.

Além disso, esse efeito é acumulativo.

Após uma semana, você terá capacidade de reter 100% das mesmas informações com apenas cinco minutos de estudo.

2. Evite procrastinar

Não deixe pra depois seus estudos porque está com preguiça ou porque sua casa precisa de uma faxina. Estude no horário estabelecido por você para que a procrastinação dos estudos não vire um hábito.

3 – Utilize material impresso

Mesmo que seja comum os estudantes preferirem as plataformas eletrônicas por serem mais convenientes e portáteis, é interessante priorizar o uso de material impresso durante os estudos.

Os meios digitais podem melhorar a experiência acadêmica, mas pode não ser uma boa opção para quem busca estudar menos e melhor.

Isso porque os alunos precisam de mais repetição para aprender quando leem na tela do computador em comparação a quando consultam apenas o material impresso

4. Faça ligações entre as ideias

Ao invés de memorizar o conteúdo, a dica é fazer ligações entre as ideias. Essa técnica de estudar distingue os alunos que aprendem mais rápido e é conhecida como “aprendizagem contextual”.

No entanto, essa é uma técnica bastante pessoal, pois é necessário que o aluno faça suas próprias ligações entre as informações de modo que elas se encaixem e comecem a fazer sentido

5. Não releia, relembre

Não se engane achando que reler um mesmo assunto diversas vezes fará você dominar tal conteúdo, quando isso não é necessariamente verdade.

Por isso, a dica é que o estudante, após a leitura, feche o livro e recite tudo o que conseguir lembrar.

6. Assuma o papel de professor

Uma outra técnica excelente de aprendizagem é ensinar o que você acabou de estudar para outra pessoa, ou até para si mesmo, em voz alta.

Esta técnica não só ajuda a memorizar conteúdo, mas também promove uma maior organização da informação na mente do estudante.

7. Varie o tema

Busque estudar assuntos variados, ao invés de focar em apenas um tipo de conteúdo.

Mas lembre-se de alinhar conteúdos de áreas semelhantes, por exemplo: não estudar apenas um único assunto de português mas sim diversos temas dentro da matéria.

8. Utilize o sistema Leitner – BÔNUS

Ótimo para quem está pouco familiarizado com o conteúdo. Esse método, basicamente, consiste em utilizar cartões de memorização com perguntas estratégicas. Com isso, a ideia é aprender repetindo.

O sistema Leitner ajuda a organizar estes cartões. O método baseia-se em cinco caixas. No início, todos os cartões são colocados na caixa 1. Aqueles que são respondidos corretamente caminham para a caixa 2. Se você cometer um erro, o cartão deve voltar para a caixa anterior até que esteja correto.

Conclusão: 7 Dicas para estudar melhor e aprender mais em menos tempo

  1. Impeça a “curva do esquecimento”
  2. Evite procrastinar
  3. Utilize material impresso
  4. Faça ligações entre as ideias
  5. Não releia, relembre
  6. Assuma o papel de professor
  7. Varie o tema
  8. Utilize o sistema Leitner

Leia também:
Dicas simples para manter o foco e melhorar a concentração no estudos online

Créditos de imagem: freepik.com

Avalie este post

Você pode gostar também

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.