Sedo ou cedo. Quase idênticas, não é mesmo? Embora as duas grafias estejam corretas, elas possuem significados e uso completamente distintos.
Neste artigo, vamos explorar as diferenças entre essas duas palavras e como usá-las corretamente.
Sedo com “S” ou Cedo com “C”?
Como dito anteriormente, tanto cedo com “c” quanto sedo com “s”, estão corretas e existe na língua portuguesa. No entanto, as duas palavras deve ser usadas em contextos diferentes.
Sedo
A palavra sedo, escrita com “s” é uma forma conjugada do verbo sedar, que significa acalmar, moderar, tranquilizar por meio de aplicação de sedativo. É também a forma conjugada do verbo sedar na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo – eu sedo – pronunciado com a vogal e aberta (é).
Por exemplo:
- Eu, sendo o veterinário responsável, sedo todos os animais desta clínica.
- Eu sedo os pacientes que se encontram em estados preocupantes de perturbação.
Cedo
Já a palavra cedo, escrita com “c”, pode ter dois significados distintos, dependendo do contexto em que é usado. Como um advérbio de tempo, cedo significa algo que aconteceu antes do tempo ou pode ser usado para se referir às primeiras horas do dia.
Exemplo:
- Detesto acordar cedo!
- Hoje cedo encontrei seu avô na feira.
- Por que você chegou tão cedo?
Cedo também é uma conjugação do verbo ceder na primeira pessoa do singular do presente do indicativo, significando dar algo a alguém ou abrir mão de algo. Pronuncia-se com vogal fechada (ê).
Exemplo:
- Eu cedo meu lugar no ônibus aos idosos.
- Cedo quando percebo que a briga está se alongando.
- Eu cedo na discussão apenas para terminá-la.
Resumo sedo ou cedo
Se este conteúdo te ajudou, compartilhe ele nas suas redes sociais para que os seus amigos também tenham acesso a essas informações.
Siga-nos no Facebook e Twitter e fique ligado em todas as novidades!
Leia mais: Erros de português: confira os piores e os mais cometidos pelos brasileiros